Inteligência artificial do Google cria sons desconhecidos para o ouvido humano

Um sistema do Google conseguiu criar um som que nenhum humano jamais ouviu. O projeto, chamado NSynth, usa as redes neurais profundas para desenvolver o som desconhecido e é desenvolvido pela Magenta, divisão de inteligência artificial da gigante de buscas.

Como funciona?

O sistema mistura o som de dois instrumentos musicais, criando um som híbrido. Segundo o Google, ele é diferente do que seria obtido ao reproduzir dois instrumentos juntos. O resultado é um áudio diferente de tudo o que ouvimos.

O som produzido é algo que está entre os dois instrumentos, em uma combinação digital feita com base em cálculos matemáticos. A empresa afirma que é possível usar a técnica com uma série de instrumentos, de violinos a tambores.

Confira como é o som:

"Aprendendo diretamente com os dados, o NSynth fornece aos artistas um controle intuitivo sobre o timbre, a dinâmica e a capacidade de explorar novos sons que seriam difíceis ou impossíveis de produzir com um sintetizador manual", explica o Google.

Por enquanto, o sistema não é um produto, e sim um conjunto de ferramentas com código aberto para que os desenvolvedores possam testá-lo.

[DailyMail]





RECOMENDADO PARA VOCÊ